Aprenda a maneira correta de separar o lixo da sua casa

reciclagem é necessária para a manutenção do ambiente em que vivemos. Os recursos utilizados para a produção de bens de consumo estão em deficit, ou seja, há mais consumo do que o planeta consegue fornecer em recursos.

Reciclar é uma forma de transformar produtos em matérias-primas novamente, desacelerando o ritmo da produção. A preservação do meio ambiente vem de pequenas atitudes diárias, como a separação correta do lixo de casa.

A separação do lixo doméstico traz uma série de benefícios, como diminuir a demanda de aterros sanitários, economizar recursos naturais e em alguns casos, a geração de renda.

Quando separado corretamente, são encaminhados até o aterro somente o resto de resíduos que não podem ser reaproveitados, conhecidos também como rejeitos.

Infelizmente, a reciclagem não é uma realidade presente no lar de muitos brasileiros. Mais da metade do lixo produzido, é jogado nos lixões a céu aberto sem receber nenhum tratamento.

Devido a essa falta de cuidado, o prejuízo econômico supera R$ 8 bilhões anuais.

A realidade brasileira, é o oferecimento dos serviços de coleta seletiva em apenas 18% das cidades.

Observar o cenário do país torna mais clara a necessidade de o assunto ser divulgado e praticado.

Comece por você mesmo a mudança e aprenda aqui a forma correta de separar o lixo da sua casa.

A importância de separar o lixo da sua casa corretamente

A separação dos resíduos é o primeiro passo para a destinação correta do lixo.

Isso acontece já que colocar os resíduos que são recicláveis junto aos que não são, impossibilita a destinação de alguns produtos.

Colocar papéis secos em uma embalagem com papéis engordurados, inviabiliza a reciclagem do secos. A separação incorreta, impede a destinação adequada aos resíduos.

O material separado corretamente é mais valorizado, sendo comprado por um preço maior, além de oferecer melhores condições de trabalho para os catadores e classificadores de materiais recicláveis.

Os alimentos podem se tornar compostagem, gerando menor demanda pela empresa, menor impacto ambiental e o aumento do tempo de utilização dos aterros sanitários.

Para saber como separar e realizar os processos corretos de descarte em casa com cada material, continue a leitura!

Como separar o lixo doméstico?

Orgânicos e recicláveis devem ser colocados em embalagens separadas. Como já citado anteriormente, o contato de materiais recicláveis com os demais pode o impedir de ser reciclado.

Uma vez que alguns materiais são contaminados pelos orgânicos, o processo de limpeza e reutilização pode se tornar mais caro e gastar mais recursos, não sendo econômica e ambientalmente viável.

A separação ainda em casa, além de facilitar o trabalho das empresas que realizarão o tratamento destes materiais, evita o desperdício de recursos.

Lave e seque as embalagens do tipo longa vida, latas, frascos de vidro e plástico, além das garrafas.

Os papeis preferencialmente não devem estar amassados ou molhados. Para diminuir o volume, ele pode estar dobrado ou picado.

Vidros quebrados e materiais cortantes devem ser embrulhados em papéis grossos, como jornal ou colocados em caixas de papelão para que não aconteçam acidentes. É importante também que vidros planos não sejam misturados com garrafas e frascos.

O que é reciclável?

Os materiais recicláveis são todos os resíduos descartados que podem ser transformados, retornando a cadeia produtiva como o mesmo produto ou matéria-prima para algo diferente.

São exemplos de materiais recicláveis:

  • Folhas de papel;
  • Aparas de papel;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Caixas;
  • Papelão;
  • PET;
  • Recipientes de limpeza;
  • Esquadrias;
  • Arame;
  • Celulares e seus componentes;
  • Computadores e seus componentes;
  • Aparelhos elétricos e seus componentes;
  • Latas de cerveja;
  • Latas de refrigerantes;
  • Canos;
  • Embalagens de modo geral e outros.

Após ter o lixo separado, é possível direcioná-los aos lugares corretos entrando em contato com empresas que fazem o recolhimento destes materiais.

MG Recicla é uma empresa que faz o recolhimento de recicláveis e garante que estes materiais sejam direcionados de forma correta.

Para solicitar uma coleta, basta preencher um cadastro online, ou clicar aqui. O processo é feito de forma gratuita assim como a coleta.

Separe o lixo da sua casa da forma correta e garanta que ele será tratado com responsabilidade.