Blog
Lixo Eletrônico
08
Ago
2019
Como descartar eletrodomésticos que não tem utilidade?

Como descartar eletrodomésticos que não tem utilidade?

O descarte correto de materiais recicláveis é muito comentado e amplamente divulgado, por isso é do conhecimento de grande parte das pessoas o que elas devem fazer para descartar garrafas plásticas ou latas de refrigerante. 
 

Porém, quando o assunto é o descarte de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, as formas corretas de realizar o descarte não são tão claras. 
 

Caso tenha dúvida de como fazer o descarte correto de aparelhos como TVs, geladeiras, micro-ondas, entre outros eletrodomésticos, você veio ao lugar certo. 
 

É muito importante que estes materiais sejam destinados ao descarte de forma adequada, pois fazê-lo de forma incorreta pode acarretar prejuízos ambientais e até mesmo a vida humana. 
 

1QoDMs5nM6riai06VVBogioA1JItN-nEWnNyxa7Q

Foto: Tribuna do interior.


Continue a leitura e descubra o porque é tão importante destinar os materiais para o local adequado!


O que são eletrodomésticos sem utilidade?


Todo equipamento ou produto que não é mais usado, são considerados resíduos e devem receber o descarte correto.

Devem ser descartados com empresas especializadas os seguintes eletrodomésticos: 
 

  • Geladeira;
  • Micro-ondas;
  • Fogão;
  • Freezer;
  • Lavadora de louça;
  • Secadora de roupa;
  • Forno;
  • Máquina de lavar roupa;
  • Ar-condicionado;
  • Entre outros itens que possuam componentes elétricos, fios e algum tipo de bateria ou receptor de energia.
     

Por que descartar os eletrodomésticos de forma correta?


Quando os eletrodomésticos são descartados incorretamente em terrenos baldios, aterros, calçadas e ruas, eles acumulam sujeira, atraem insetos e roedores. O mais agravante da situação é que podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente. 
 

Consequências do descarte incorreto de eletrodomésticos


Vários equipamentos, como geladeiras antigas, por exemplo, possuem clorofluorcarbono, gás que é altamente tóxico e que é prejudicial à camada de ozônio. 
 

Existem vários outros componentes que são prejudiciais ao meio ambiente presente nesse tipo de equipamento. Quando ficam sem utilização por muito tempo e começam a degradar, estes materiais podem liberar substâncias que prejudicam o lençol freático, além de causar danos ao ser humano, podendo ser letais. 

 

Deixar o equipamento encostado no quartinho, acumulando mofo, ferrugem, deteriorando ou simplesmente jogá-lo na rua não é  uma boa opção. 
 

Além de estar colocando em risco o meio ambiente e outras pessoas, o flagrante deste tipo incorreto de descarte pode acarretar multa de R$ 14.000,00
 

Como fazer o descarte correto de eletrodomésticos em Belo Horizonte e região?


Existem muitas empresas, como a MG Recicla, que recolhem esse tipo de material e fazem a destinação correta desses equipamentos. 
 

É necessário apenas enviar um formulário solicitando a coleta gratuita do seu equipamento. 
 

 

8q-wMO7HvOEqhA0N5kh-PsfdBEtqCX7hvDUQhGI-

 


A empresa após recolher o material, fará a separação dos materiais do eletrodoméstico, isolando as substâncias tóxicas e destinando os demais componentes para os locais em que eles serão reutilizados. Faça a sua parte!

Comente essa publicação