array(1) { [0]=> array(7) { ["id_rede"]=> string(1) "1" ["url_face_rede"]=> string(37) "https://www.facebook.com/mgreciclabh/" ["url_google_rede"]=> NULL ["url_insta_rede"]=> string(38) "https://www.instagram.com/mgrecicla10/" ["url_youtube_rede"]=> NULL ["url_twitter_rede"]=> NULL ["url_linkedin_rede"]=> NULL }}
Blog
Lixo Eletrônico
24
Set
2019
Lixo eletrônico: problemas e soluções no descarte

Lixo eletrônico: problemas e soluções no descarte

A produção de lixo eletrônico é comum em todas as esferas da sociedade. São encontrados dois problemas graves nesse cenário, que são a produção em excesso de resíduos e o descarte incorreto desse tipo de material. 

 

A soma do consumo inconsciente com o descarte incorreto pode causar problemas extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Em alguns lugares, a contaminação pode tornar o local inabitável.

 

5Ww8FbNDzf2d--oUflql-Zikr6fDkVnOg5UYUDE6

Problemas causados pelo lixo eletrônico

Muitas vezes, o descarte de eletrônicos é realizado de forma incorreta, indo parar nos aterros sanitários. Esse local não é preparado para receber os resíduos tecnológicos. 

 

O lixo eletrônico causa contaminação por metal pesado caso não seja descartado corretamente.

 

Dentro dos aparelhos eletrônicos, contêm substâncias como o Cádmio, Berílio, Chumbo, entre várias outras substâncias tóxicas e cancerígenas.

 

Esses componentes quando expostos, podem trazer danos a saúde e ao meio ambiente. 

Quando em contato com o solo, ele se tornará infértil. Em contato com a água, ela se tornará imprópria para o consumo e para o abastecimentos de regiões. 

Além do prejuízo nessas regiões e da possibilidade de remanejar toda uma população para evitar a contaminação. As áreas afetadas também são perigosas para os animais e seres humanos que entram em contato com o local. 

 

Considerando que as áreas contaminadas possuem substâncias tóxicas, o contato dos animais e seres humanos nesse espaço podem causar doenças, como o câncer e em alguns casos, a morte. 

 

A exposição humana prolongada a esse tipo de metal pesado, pode causar doenças cardiovasculares, hepáticas e no sistema nervoso.

 

O que é o lixo eletrônico?

Talvez você fique na dúvida de quais são os aparelhos e materiais que se caracterizam como eletrônicos e que oferecem os prejuízos citados acima. Para que fique mais claro, veja a seguir:

 

- Monitores de Computadores

- Telefones Celulares e Baterias

- Computadores e Notebooks

- Televisores

- Câmeras Fotográficas

- Impressoras

 

De modo geral, podemos considerar como lixo eletrônico como todo tipo de resíduo proveniente de materiais eletrônicos. Aparelhos que precisam de fontes de energia de modo geral, circuitos, fios e pilhas devem ser direcionados ao local correto. 

 

Soluções oferecidas para o descarte correto do lixo eletrônico

Como vimos, o lixo eletrônico possui um alto potencial tóxico e por essa razão, deve ser descartado em um local especial, separado dos outros resíduos.

 

Para que cada material seja descartado no local correto e os materiais sejam reaproveitados, foram criados centros de coletas para o descarte do resíduo eletrônico. Algumas empresas também, se especializaram no recolhimento desse tipo de material para realizar o direcionamento correto. 

 

Mesmo com todos os riscos já vistos, algumas pessoas ainda possuem o dia a dia atribulado e não conseguem fazer o descarte correto. Para essas pessoas, as empresas de coleta em domicílio são ideais.

 

É necessário, que é preciso apenas enviar uma solicitação de coleta para a empresa responsável e ela irá até o local informado para recolher o lixo eletrônico de forma segura e eficiente. 

 

Uma empresa que realiza esse trabalho em Belo Horizonte e região metropolitana, é a MG Recicla. Para que um representante vá a sua casa, o processo realizado é simples e rápido. 

 

Você só precisa acessar o site e clicar no botão "Solicite Coleta Grátis".

yiXXokxxus_qAHSQR9frvvhpoYoZboIvhfgJM_-Z

 

Entrar em contato com uma empresa especializada no ramo garante que os materiais sejam destinados aos locais corretos, não contaminando o ambiente ou trazendo riscos à saúde. 

 

Agora, você já conhece os problemas causados pelo descarte incorreto do lixo eletrônico e sabe onde descartar esse resíduo corretamente. Não se arrisque!
 

Comente essa publicação