array(1) { [0]=> array(7) { ["id_rede"]=> string(1) "1" ["url_face_rede"]=> string(37) "https://www.facebook.com/mgreciclabh/" ["url_google_rede"]=> NULL ["url_insta_rede"]=> string(38) "https://www.instagram.com/mgrecicla10/" ["url_youtube_rede"]=> NULL ["url_twitter_rede"]=> NULL ["url_linkedin_rede"]=> NULL }}
Blog
Lixo Eletrônico
09
Out
2019
O lixo eletrônico vai para aterros sanitários?

O lixo eletrônico vai para aterros sanitários?

O lixo eletrônico, o lixo reciclável e o lixo orgânico vão para o mesmo local? A resposta, infelizmente é sim, mas não deveria ser.

 

Cada tipo de material se decompõe de uma forma, e deve ser observada a destinação que é dada a cada um deles.

 

No Brasil, no entanto, apesar da divulgação e da existência de empresas que fazem o recolhimento desses materiais, os aterros sanitários estão cheio de resíduos que deveriam ser destinados a outros lugares.

 

Quer saber como funciona o processo e entender sobre a destinação correta do lixo eletrônico? Continue a leitura.

Você pode estar pensando: "Qual é o problema de descartar o lixo eletrônico em um aterro sanitário, afinal, boa parte dos resíduos vão para lá?". Vamos responder essa dúvida no tópico abaixo.

O problema do descarte incorreto do lixo eletrônico

 

Quando se trata do lixo eletrônico, o descarte incorreto traz inúmeros problemas. A contaminação do solo, da água e o risco a saúde das pessoas e animais nas regiões próximas são alguns deles.

 

O lixo eletrônico possui substâncias químicas em seu interior que são tóxicas.

 

Em contato com o solo, as substâncias deixa-o estéril. A área contaminada pode deixar animais sem alimentos e até mesmo famílias. O contato com a água, a deixará indisponível para o consumo, plantio e uso de modo geral.

 

O ser humano pode ser contaminado indiretamente no caso de entrar em contato com o solo ou a água contaminada e, adquirir algumas doenças que degradam consideravelmente o seu estado de saúde.

 

No caso de ter contato direto com as substâncias, o risco é muito maior, podendo causar câncer e em alguns casos, a morte.

 

Pode parecer exagerado falar sobre os efeitos causados pelo lixo eletrônico dessa forma, principalmente, se considerarmos que utilizamos equipamentos eletrônicos no cotidiano, durante todo o tempo, certo?

 

É aí que todos se enganam. Quando em bom estado de utilização, os eletrônicos são seguros e não apresentam riscos à saúde. Porém, quando danificados, os mesmos equipamentos podem ser letais.

 

Já ouvimos falar sobre celulares que explodem, por exemplo, além de baterias e pilhas inchadas. Esses materiais apresentam alguns sinais de que já não estão em bom estado para a utilização.

 

StDFPer-pW51fejf9fqlJy4VlLphqVcb-QZQuH5m

Por isso, ao perceber alterações, como o inchaço em eletrônicos, é importante deixar de usar o material e enviar para o descarte correto.

 

As substâncias químicas presentes nos compostos eletrônicos, causam danos diferentes e perigosos, como a deterioração do sistema nervoso, tremores, demência, alterações genéticas, problema nos rins, além de causar câncer.

O lixo eletrônico nos aterros sanitários

 

Para entender o motivo do lixo eletrônico ser tão perigoso nos aterros sanitários é necessário entender como esse local funciona.

 

Os aterros sanitários são lugares de descarte para resíduos orgânicos preferencialmente. São intercaladas camadas de lixo e terra, no solo que é preparado para receber esse tratamento.

É certificado que o local seja impermeabilizado para que ele não sofra muita decomposição e emita muitos odores fortes.

Quando o lixo eletrônico é descartado junto aos demais tipos de resíduos, podem aparecer muitos problemas, como a contaminação externa do local e dos colaboradores.

 

Uma série de problemas podem ser evitados, caso o lixo eletrônico seja descartado no local correto.

Onde o lixo eletrônico deve ser descartado?

 

Devido a todas as suas peculiaridades o lixo eletrônico deve ser descartado de forma separada, sendo destinado ao local correto.

 

Existem alguns pontos de coletas desse tipo de material, em que é necessário que as pessoas juntem o que querem descartar e levem até o local.

 

Há também, empresas especializadas no recolhimento e descarte de lixo eletrônico. Essas empresas recolhem o material no próprio domicílio e sem nenhum custo. Basta solicitar uma coleta.

nI4vZryvyD8lKvMAsoo0VNhosQd_a9i8XyMT07qr

 

 

A MG Recicla é um exemplo de empresa que realiza o trabalho de recolhimento e descarte. Para que um representante vá a sua casa para buscar o resíduo você só precisa solicitar uma coleta grátis e preencher os dados referentes a coleta.

 

O risco ao ambiente e a saúde pode ser evitado com o descarte correto e consciente dos equipamentos eletrônicos que contém essa substância.

 

Comente essa publicação