
O lixo eletrônico vai para aterros sanitários?
O lixo eletrônico, o lixo reciclável e o lixo orgânico vão para o mesmo local? A resposta, infelizmente é sim, mas não deveria ser.
Cada tipo de material se decompõe de uma forma, e deve ser observada a destinação que é dada a cada um deles.
No Brasil, no entanto, apesar da divulgação e da existência de empresas que fazem o recolhimento desses materiais, os aterros sanitários estão cheio de resíduos que deveriam ser destinados a outros lugares.
Quer saber como funciona o processo e entender sobre a destinação correta do lixo eletrônico? Continue a leitura.
Você pode estar pensando: "Qual é o problema de descartar o lixo eletrônico em um aterro sanitário, afinal, boa parte dos resíduos vão para lá?". Vamos responder essa dúvida no tópico abaixo.
O problema do descarte incorreto do lixo eletrônico
Quando se trata do lixo eletrônico, o descarte incorreto traz inúmeros problemas. A contaminação do solo, da água e o risco a saúde das pessoas e animais nas regiões próximas são alguns deles.
O lixo eletrônico possui substâncias químicas em seu interior que são tóxicas.
Em contato com o solo, as substâncias deixa-o estéril. A área contaminada pode deixar animais sem alimentos e até mesmo famílias. O contato com a água, a deixará indisponível para o consumo, plantio e uso de modo geral.
O ser humano pode ser contaminado indiretamente no caso de entrar em contato com o solo ou a água contaminada e, adquirir algumas doenças que degradam consideravelmente o seu estado de saúde.
No caso de ter contato direto com as substâncias, o risco é muito maior, podendo causar câncer e em alguns casos, a morte.
Pode parecer exagerado falar sobre os efeitos causados pelo lixo eletrônico dessa forma, principalmente, se considerarmos que utilizamos equipamentos eletrônicos no cotidiano, durante todo o tempo, certo?
É aí que todos se enganam. Quando em bom estado de utilização, os eletrônicos são seguros e não apresentam riscos à saúde. Porém, quando danificados, os mesmos equipamentos podem ser letais.
Já ouvimos falar sobre celulares que explodem, por exemplo, além de baterias e pilhas inchadas. Esses materiais apresentam alguns sinais de que já não estão em bom estado para a utilização.
Por isso, ao perceber alterações, como o inchaço em eletrônicos, é importante deixar de usar o material e enviar para o descarte correto.
As substâncias químicas presentes nos compostos eletrônicos, causam danos diferentes e perigosos, como a deterioração do sistema nervoso, tremores, demência, alterações genéticas, problema nos rins, além de causar câncer.
O lixo eletrônico nos aterros sanitários
Para entender o motivo do lixo eletrônico ser tão perigoso nos aterros sanitários é necessário entender como esse local funciona.
Os aterros sanitários são lugares de descarte para resíduos orgânicos preferencialmente. São intercaladas camadas de lixo e terra, no solo que é preparado para receber esse tratamento.
É certificado que o local seja impermeabilizado para que ele não sofra muita decomposição e emita muitos odores fortes.
Quando o lixo eletrônico é descartado junto aos demais tipos de resíduos, podem aparecer muitos problemas, como a contaminação externa do local e dos colaboradores.
Uma série de problemas podem ser evitados, caso o lixo eletrônico seja descartado no local correto.
Onde o lixo eletrônico deve ser descartado?
Devido a todas as suas peculiaridades o lixo eletrônico deve ser descartado de forma separada, sendo destinado ao local correto.
Existem alguns pontos de coletas desse tipo de material, em que é necessário que as pessoas juntem o que querem descartar e levem até o local.
Há também, empresas especializadas no recolhimento e descarte de lixo eletrônico. Essas empresas recolhem o material no próprio domicílio e sem nenhum custo. Basta solicitar uma coleta.
A MG Recicla é um exemplo de empresa que realiza o trabalho de recolhimento e descarte. Para que um representante vá a sua casa para buscar o resíduo você só precisa solicitar uma coleta grátis e preencher os dados referentes a coleta.
O risco ao ambiente e a saúde pode ser evitado com o descarte correto e consciente dos equipamentos eletrônicos que contém essa substância.