Blog
Lixo Eletrônico
26
Jul
2019
Onde descartar o lixo eletrônico da minha empresa?

Onde descartar o lixo eletrônico da minha empresa?

Os materiais eletrônicos possuem muitas substâncias tóxicas em seus circuitos, que caso sejam manuseadas de forma incorreta, podem oferecer danos à saúde e risco ao meio ambiente. 
 

Quando adquirimos computadores, celulares, eletrodomésticos entre outros equipamentos eletroeletrônicos, não costumamos pensar sobre qual a sua origem ou o que contém dentro deles. 
 

As empresas de modo geral, ao obter uma nova linha de computadores, muitas vezes não pensam em como fazer o descarte correto dos antigos, nem em que consistem os novos equipamentos. 
 

Dentro dos eletroeletrônicos tem algumas substâncias químicas como o Cádmio, Chumbo, Mercúrio, Níquel e Lítio, que são cancerígenas no caso de contato direto com pessoas.


Nesse momento você pode estar se perguntando se é perigoso ter contato com aparelhos eletroeletrônicos em seu dia a dia ou expor os seus colaboradores ao contato com eles. Continue a leitura e descubra!
 

Eletrodomésticos e eletrônicos são perigosos?


Quando estão em bom estado de conservação os aparelhos são seguros. Durante a fabricação dos eletroeletrônicos essas substâncias são embaladas de modo que ficam isoladas de qualquer contato com o ser humano. 
 

Então, computadores, celulares, geladeiras e outros tipos de aparelhos que contém circuitos e que precisam de baterias ou pilhas para funcionar são seguros. 
 

O problema ocorre quando esses produtos se tornam obsoletos e são substituídos, ou em situações de má conservação do aparelho. 
 

Você já viu algum celular, baterias ou pilha fora do seu formato de fábrica? A mesma deformação ocorre com HDs. 

Quando essas substâncias passam a vazar, os aparelhos costumam inchar ou mudar o seu formato original. Esses são indícios de que tem algum problema acontecendo. 
 

Tf3YDScbrCUKSMU_KZuGa2x9sO-Pedl8B-n8mLOD

Exemplo de bateria inchada. Fonte da imagem: celular porto alegre.
 

Esse é o momento de descartar de forma correta o seu eletrônico. 


As empresas também possuem dúvidas no momento de descartar o lixo eletrônico pois os equipamentos costumam ser substituídos em grande volume
 

Uma troca de computadores por aparelhos mais modernos, o descarte de geladeiras que queimaram e não tem conserto, deve ser feita da forma correta. 
 

Onde descartar o lixo eletrônico empresarial?

 

O lixo eletrônico das empresas não pode ser descartado com os demais resíduos, sejam eles orgânicos ou recicláveis, já que cada tipo possui um fim específico. 
 

Ao trocar os aparelhos de sua empresa, entre em contato com uma companhia especializada no recolhimento de lixo eletrônico. Não deixe os equipamentos que já não são utilizados encostados no canto ou amontoados.  

 

O3Diu74l0scfOhuCVVBxYaSi9kHIOkov9aoPGhb2

 

Devido ao seu alto potencial tóxico, foi criada uma Política Nacional de Resíduos Sólidos que é bastante específica em relação ao recolhimento e destinação do lixo eletrônico
 

Conheça a legislação de descarte para empresas
 

A Lei 13.576 determina que seja adotada alguma logística para o recolhimento. 

Outra Lei que se refere ao descarte incorreto de materiais é a Lei 9.605/98, que classifica os crimes ambientais em tipos, sendo:
 

  • Contra a fauna: agressões cometidas contra animais, incluindo também as agressões aos habitats naturais como a modificação ou destruição de seu habitat, assim como morte por poluição;
  • Contra a flora: destruição ou dano à vegetação, de qualquer forma. Impedir ou dificultar a regeneração da vegetação; 
  • Poluição e outros crimes ambientais: todas as atividades que produzem poluentes (lixo, resíduos e outros).

Também é atividade criminosa a poluição que provoque danos à saúde humana, mortandade de animais e destruição à flora.
 

As atividade que tornem impróprios para o uso ou ocupação humana, como a poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público e não adoção de medidas preventivas em caso de dano ambiental grave ou irreversível;

  • Contra a administração ambiental: comete crime ambiental qualquer pessoa física ou jurídica que deixar de cumprir a obrigação de relevante interesse ambiental, quando tem o dever legal ou contratual de fazê-la ou que dificulta a ação fiscalizadora sobre o meio ambiente

Todas esses artigos preveem multas ao causador dos danos ao meio ambiente. O valor varia segundo a acusação, podendo a empresa pagar de R$ 500,00 a R$ 2 milhões. 
 

Além da multa, o responsável pode ser condenado a reclusão, que pode variar de 6 meses a 1 ano no caso de crimes sem intenção e de 1 a 4 anos para crimes intencionais. 

Como já dito anteriormente, o lixo eletrônico oferece riscos à saúde e ao meio ambiente. Para que as empresas não realizem o descarte incorreto, existem outras empresas que recolhem esse tipo de material. 

A MG Recicla realiza esse trabalho de forma confiável e segura. Basta apenas agendar o recolhimento pelo formulário de coleta para que a empresa dê os devidos fins a esses materiais.

 

Acesse o site e clique no botão "Solicite Coleta Grátis" para que os seus problemas de descarte do lixo eletrônico sejam resolvidos.

 

-JKK6PLLP7hbXOyBlM0PZW0ZjHc59VFBnkpWF-9B

 

A empresa também possui o botão do Whatsapp para responder as suas dúvidas de forma prática, fácil e direta. 
 

O contato com uma empresa especializada em coleta e descarte de material eletrônico garantirá que o material seja descartado nos locais corretos, não contaminando o ambiente ou trazendo riscos à saúde. 


Evite a contaminação do solo, da água e o contato desses componentes químicos com os seres humanos. Não tenha problemas com a Lei e continue sendo uma empresa que age dentro da ética. 


Descarte o seu lixo eletrônico da forma correta. Entre em contato e realize um descarte consciente. 

Comente essa publicação