Blog
Lixo Eletrônico
19
Nov
2019
Perigos do descarte incorreto dos equipamentos de informática

Perigos do descarte incorreto dos equipamentos de informática

Quando o seu computador estraga e já não é possível realizar os reparos necessários, o que você faz?

 

Caso você tenha pensado: deixar o aparelho de lado ou simplesmente jogar fora, saiba que você não está sozinho.

 

Muitas pessoas não se preocupam em dar o final adequado para os aparelhos de informática. Essa situação tem que mudar! 

 

O descarte incorreto do equipamento de informática oferece perigos para a saúde e para o meio ambiente. Afinal, o que são os equipamentos de informática e quais são os riscos oferecidos por eles, caso sejam descartados de maneira incorreta?

 

O que são aparelhos de informática?

 

Aparelhos de informática são aqueles que possuem capacidade de coleta, armazenamento e transmissão de dados nos meios digitais.

 

São aparelhos de informática:

  • Monitores;
  • CPU;
  • HD;
  • Placas de vídeo;
  • Webcam;
  • Mouse;
  • Teclados; 
  • Moldem;
  • Carregadores;
  • Caixas de som.

Nem todos os aparelhos citados acima possuem substâncias químicas, mas é recomendado que todos sejam descartados juntamente para que os aparelhos tenham uma destinação correta.

 

Veja a seguir os riscos do descarte incorreto dos equipamentos de informática.

 

Perigos do descarte incorreto dos equipamentos de informática


Os equipamentos de informática possuem substâncias tóxicas em sua composição. São elas: Cádmio, Berílio, Chumbo, Cobalto, Arsênio e outras que quando em contato com o ambiente ou com a saúde, podem trazer danos irreparáveis.

 

Quando em contato com o solo ou com a água esses materiais causam contaminação, deixando-os impróprios para plantio, consumo e irrigação.

 

Em contato com as pessoas, essas substâncias podem causar desde irritação na pele, a lesões mais severas como a deterioração do sistema nervoso, perturbações motoras e sensitivas, demência, tremores e alterações genéticas, que podem desencadear câncer de pulmão, próstata e outros.

 

O risco de contaminação só ocorre quando os materiais sofrem algum dano ou ficam muito tempo sem uso. Estas situações podem ser prevenidas quando o descarte é realizado da maneira correta. 

 

Vale ressaltar que os materiais em bom estado de conservação são seguros para o uso, pois todas as substâncias estão bem lacradas na parte internas dos equipamentos.

 

Quando aparecer qualquer sinal, como inchaço de baterias, estufamento no monitor entre outros, você já deve ficar atento e deixar de utilizar o aparelho de informática. Em seguida, procurar uma empresa especializada para recolher o equipamento.

 

Para realizar o descarte correto destes equipamentos de forma simples e confortável, você pode entrar em contato com uma empresa especializada na coleta destes materiais.

 

Empresa especializada em descarte de equipamento de informática


As empresas especializadas no descarte dos aparelhos de informática fazem o recolhimento dos materiais a domicílio. Ou seja, todo o descarte é feito no conforto da sua casa.

As empresas que realizam essa coleta, encaminham os materiais separadamente aos locais corretos e possuem cuidado com o manuseio, para que as substâncias químicas não sejam expostas.
 

A MG Recicla é uma empresa especializada no descarte de equipamentos de informática. Para realizar o descarte com a empresa é necessário apenas "solicitar uma coleta grátis" através do formulário no site ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp.

 

ef6s_1LukadCL97aNf_GJ_Ud_5qbveLEmjaAJy9N

 

Comente essa publicação