Blog
Lixo Eletrônico
18
Dez
2019
Por que reciclar o lixo eletrônico?

Por que reciclar o lixo eletrônico?

O lixo eletrônico possui características bem diferentes dos demais tipos de lixo produzidos na sociedade.

 

Os seus componentes são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, exigindo que o seu descarte seja feito de modo consciente e seguro.

 

Equipamentos eletrônicos e seus componentes, como computadores, monitores, baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes, celulares, televisores e vários outros equipamentos com essas especificações, são considerados lixo eletrônico.

 

Durante a elaboração destes objetos, são utilizados produtos químicos para atribuir a eles mais durabilidade e melhor desempenho.

 

Enquanto os aparelhos estão em bom estado de conservação, a utilização deles não apresenta perigo. No entanto, quando a vida útil destes aparelhos chega ao fim, as substâncias passam a oferecer riscos a saúde e ao meio ambiente caso não sejam descartados da forma correta.

 

Você sabe quais são os motivos do lixo eletrônico necessitar de um descarte especial? Continue a leitura e descubra!
 

Por que reciclar o lixo eletrônico?


Os aparelhos eletrônicos possuem mais de 20 tipos de componentes que são extremamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, caso sejam manipulados da maneira errada ou expostos. 

 

O lixo eletrônico, possui substâncias químicas como o Cádmio, Mercúrio, Chumbo, Fósforo e Berílio, que em contato direto com o ambiente ou com as pessoas, pode causar danos irreversíveis. 

 

A contaminação pelos metais pesados citados anteriormente ocasiona nos seguintes riscos à saúde:

 

  • Deterioração do sistema nervoso;
  • Perturbações motoras e sensitivas;
  • Tremores;
  • Demência;
  • Alterações genéticas;
  • Ataque ao sistema ósseo e nervoso;
  • Propensão a anemia;
  • Osteoporose;
  • Câncer.

 

Além destes, as substâncias caso expostas ao meio ambiente, podem causar:

 

  • Esterilidade do solo;
  • Contaminação da água;
  • Contaminação dos animais;
  • Mudança no habitat de alguns animais;
  • Contaminação do lençol freático;
  • Impedimento da distribuição hídrica local.

 

Muitas pessoas, no entanto, não conhecem estes perigos e optam por ficar com os aparelhos parados em casa ou descartam no lixo comum, colocando a si mesmo e outros em situação de risco.

 

O descarte destes aparelhos no lixo comum pode ocasionar na ruptura dos componentes e vazamento das substâncias químicas. 

 

Sabendo de todos os riscos que o condicionamento errado ou o descarte feito de qualquer forma traz para a sociedade, fica mais simples entender os motivos de destinar o lixo eletrônico ao local correto.

 

A reciclagem será feita por empresas especializadas que conseguirão fazer a separação das substâncias químicas e o descarte de cada componente da maneira correta. 

Os altos riscos oferecidos pelos materiais em mal estado de uso ou provocados pela ruptura dos componentes de forma interna, exigem que o descarte seja feito de forma diferenciada. Veja a seguir como!
 

Como descartar o lixo eletrônico de forma correta?


O lixo eletrônico não pode ser descartado junto aos demais resíduos e nem da mesma forma que outros tipos de lixo, como por exemplo, o lixo comum. Ele requer um tratamento diferenciado.

 

Para descartar o lixo eletrônico é necessário ir a um posto de coleta deste tipo de aparelho para entregá-lo de forma correta.

 

É certo que as pessoas possuem rotinas muito corridas e não conseguem ir até os postos de coleta para levar os eletrônicos, deixando-os encostados em algum canto da casa e correndo os riscos já falados anteriormente.

 

É por isso que empresas atuam neste segmento realizando a  a coleta do resíduo eletrônico indo até à residência das pessoas. Esse processo facilita o descarte, já que a principal barreira criada pela distância e a falta de tempo é retirada.

 

Para a solicitação é necessário enviar somente uma solicitação de coleta para a empresa responsável e ela irá até o local solicitado para recolher o lixo eletrônico de forma segura e eficiente. 

Um exemplo de empresa que realiza esse trabalho na região metropolitana de Belo Horizonte, é a MG Recicla

 

Para que um representante vá a sua casa, o processo realizado é simples e rápido. Você só precisa acessar o site e clicar no botão "Solicite Coleta Grátis" ou se preferir, pode clicar aqui e ser encaminhado diretamente para a página!

 

CAPA-MGRECICLA(1).png

 

 

Comente essa publicação