Blog
Reciclagem de Plástico
19
Fev
2020
Processos de reciclagem do plástico

Processos de reciclagem do plástico

A reciclagem é um tema que tem conquistado muito espaço, porém o conhecimento por parte das pessoas muitas vezes é superficial. 
 

Para começar desmistificando a ideia de que a reciclagem pode ser realizada de qualquer forma, entenda que um material não destinado ao local correto, pode comprometer todo o processo.
 

É necessário fornecer o material para pessoas e locais confiáveis. Assim, é garantido que os materiais plásticos serão direcionados aos locais corretos. 
 

O plástico é um material muito comum de ser encontrado em nossa sociedade. Quando pensamos na reciclagem, imaginamos a maior parte das vezes, garrafas pet. 
 

Saiba que o plástico está presente em diversos outros locais, como componentes de carro, materiais de cozinha, peças de eletrônicos e vários outros. 
 

A melhor parte, é que o material pode ser 100% reciclado, se transformando em outros materiais úteis que podem voltar a sociedade.
 

Quando é descartado, o plástico deve passar por um processo que garante o maior e melhor reaproveitamento do material.
 

O plástico reciclado é muito semelhante ao plástico comum, tendo praticamente as mesmas características. 
 

A MG Recicla realiza a reciclagem dos materiais plásticos e o tratamento correto para que ele possa voltar a uso. Veja a seguir quais são eles!

Consumo

Após o consumo o material já pode ser disponibilizado para a reciclagem. Essa é a primeira etapa já que o material até então tinha uma utilidade, como armazenar algo, transportar ou como adereço. 

Descarte

O descarte é o processo mais fundamental da reciclagem. Não separar o material com os demais recicláveis nessa etapa pode comprometer a possibilidade de reciclagem futura. 

Milhares de quilos deste material são desperdiçados diariamente devido à destinação incorreta no momento do descarte. O plástico descartado junto ao lixo comum muitas vezes não é tratado. 

Moagem

Nesse processo, o plástico é colocado em uma máquina de facas que picará o material.
 

A máquina é protegida para que não hajam acidentes, já que as facas ficam rotacionando em seu interior e picando os diferentes tipos de plástico. 

Lavagem

Após ser triturado, o plástico passará por uma etapa de lavagem com água para a retirada de substâncias que podem ser contaminantes.

Aglomeração ou Aglutinação

Neste processo, o plástico é compactado para que o seu volume reduza e ele possa ser enviado para o próximo equipamento. Podem ser adicionados nessa etapa, pigmentos, lubrificantes, cargas e outros. 
 

O equipamento rotativo derrete os fragmentos que se chocam contra as paredes da máquina, a temperatura se eleva e o material derrete, gerando uma espécie de massa plástica. 

Intrusão

O material é fundido, se tornando uma pasta homogênea que é passada pelo cabeçote da máquina e resfriado, se tornando filetes plásticos, chamados de espaguete. Ele é resfriado e picotado se tornando grãos plásticos. 

Confecção

O último passo é a transformação dos grãos plásticos em novos materiais como ripas, brinquedos, móveis, componentes de carro, entre outros. 
 

Infelizmente, nem todos os materiais plásticos conseguem ser reciclados.
 

Materiais de difícil reciclagem

Pode ser observado que os materiais precisam passar por etapas de tratamento até a reciclagem final. Quando não estão em condições, há um grande desperdício. 
 

Um exemplo é a reciclagem de sacolas plásticas retiradas de aterros sanitários. Devido à quantidade de substâncias contaminantes impregnadas nas sacolas, é necessário que o material passe pelo processo de lavagem. 
 

Devido ao tamanho, leveza e fragilidade do material, a lavagem dele para a reciclagem se torna inviável financeiramente. 


Contate a MG Recicla e entregue o material plástico para uma empresa que destinará os materiais corretos para as etapas de reciclagem. 
 

Mantenha a consciência e o ambiente limpos. Solicite um contato!
 

 

6YteGciZPn_XvOSX_wYrfKIFDB0L6UAdX5jju3ov

 

Comente essa publicação